8 de Outubro 2019

Por que Paris é a Cidade Luz?

por

Paris iluminada

Todo mundo (ou quase todo mundo) sabe que, quando falamos da Cidade Luz, estamos nos referindo à capital francesa. Porém, poucas pessoas conhecem a razão pela qual Paris recebeu essa alcunha. Normalmente deduzimos que o apelido tem uma origem óbvia: a iluminação intensa da cidade.

De fato, com quase 300 pontos de iluminação, dentre hotéis, igrejas, estátuas, fontes, monumentos e prédios históricos, Paris é hoje uma cidade brilhante. O destaque é, com certeza, a Torre Eiffel. O mais famoso ponto de luz da cidade, com seus 40 km de guirlandas iluminadas, compostas por 20.000 lâmpadas, brilha como um farol a cada noite.

Torre Eiffel iluminada à noite.
Torre Eiffel iluminada à noite.

Contudo, não é por isso que Paris é chamada a Cidade Luz. O verdadeiro motivo é muito mais antigo. Ele tem sua origem na metade do século XVII, quando, após um longo período de guerras e conflitos domésticos, Luis XIV, o Rei Sol, nomeou Gabriel Nicolas de La Reynie tenente-general, encarregando-o de tornar a cidade mais segura.

Uma das principais medidas tomadas por Reynie, que viria a ser considerado pai da polícia moderna, foi, por sua vez, aumentar a iluminação da cidade. Logo, lanternas foram colocadas em quase todas as suas ruas principais, e os seus moradores foram solicitados a acender suas janelas com velas e lampiões a óleo. A ideia era impedir que os infratores escapassem da polícia ou se escondessem em becos escuros, reduzindo assim a taxa de criminalidade.

Gabriel Nicolas de la Reynie, tenente-general da polícia.
Gabriel Nicolas de la Reynie, tenente-general da polícia.

Como na época nenhuma outra cidade europeia havia adotado a iluminação pública, o efeito das luzes acabou gerando uma forte impressão entre moradores e visitantes, o que ocasionou no surgimento do apelido La Ville-Lumière – ou, em português, a Cidade Luz.

O fato de Paris ter se tornado, com o surgimento do Iluminismo, um centro de educação e de pensamento científico, artístico e filosófico, inspirando poetas, filósofos, cientistas e engenheiros de diversas nacionalidades, apenas reforçou o significado simbólico do apelido, que acabou se perpetuando.

* Inspirado em um artigo de Culture Trip.

Tags: , , , .

Categorias: Curiosidades.

Um comentário a “Por que Paris é a Cidade Luz?”

  1. Márcia diz:

    O único site que revelou a verdadeira razão de Paris ter a alcunha de Cidade Luz. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Quem Somos

Sou carioca, economista, auditor e, acima de tudo, um apaixonado por viagens. Amo viajar e também sonhar com as próximas viagens, criar roteiros, pesquisar novos destinos, ler muito e descobrir mais sobre cada canto do planeta. Já percorri mais de 350 cidades em 43 diferentes países. Porém, muito mais importante que o número de países que visitamos, são as experiências de vida que recolhemos ao longo da viagem. E foi por isso que resolvi criar esse espaço! Entre, fique à vontade, e deixe sua mensagem ou comentário!