3 de Janeiro 2020

Roteiro: 4 dias em Florianópolis

por

Florianópolis

Capital do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, Florianópolis é conhecida por suas praias e sua alta qualidade de vida. No entanto, os resquícios de sua colonização açoriana, perceptíveis nas rendas de bilro e em uma culinária com influências portuguesas, melhor apreciadas nos bairros de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, também contribuem para atrair visitantes à região.

Caso você tenha interesse nesses elementos, considere viajar para a Ilha da Magia, como a cidade é conhecida. Para ajudar no seu planejamento, o Cruzando Fronteiras elaborou um roteiro para uma viagem de 4 dias por Florianópolis, com base em uma estadia de uma semana na capital e em informações colhidas junto a moradores e outros viajantes. Aproveite!

1º dia: Norte da ilha.

Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis.
Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis.

Comece o seu dia na praia de Jurerê Internacional. Após algumas horas aproveitando esse litoral badalado de Florianópolis, visite a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, onde você poderá conhecer um pouco mais da história de cidade e desfrutar de uma linda vista. Em seguida, vá para a Praia do Forte – que, com suas águas calmas, relativamente quentes e transparentes, é ideal para curtir com toda a família. Ao anoitecer, veja o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa. Aproveite para jantar no Marisqueira Sintra, imperdível restaurante de comida portuguesa da região.

2º dia: Ilha do Campeche.

Ilha do Campeche, Florianópolis.
Ilha do Campeche, Florianópolis.

No segundo dia, vá cedo à Praia do Campeche para conseguir pegar um bote inflável que o levará para a paradisíaca Ilha do Campeche. Patrimônio Arqueológico e Paisagístico de Florianópolis desde o ano 2000, ela pode receber por dia 800 pessoas, que têm apenas 4 horas para desfrutar de seus encantos. Lá há apenas uma praia, mas trilhas variadas permitem que visitantes conheçam outros cantos da ilha. Caso o tempo não tenha sido suficiente para matar a sua sede de praia, na volta aproveite um pouco a Praia do Campeche e suas belas paisagens.

No fim do dia, vá para o pequeno e charmoso distrito de Ribeirão da Ilha, no sul da ilha, um dos mais antigos da capital. Se possível, faça uma refeição em um dos restaurantes locais, como o Ostradamus ou o Rancho Açoriano. A região é a maior produtora de ostra do país! Vale experimentar algumas (dúzias).

3º dia: Praia da Joaquina e Lagoa da Conceição.

Dunas da Joaquina, Florianópolis.
Dunas da Joaquina, Florianópolis.

No terceiro dia, vá à Praia da Joaquina. Como todas as praias do leste da ilha, suas águas são agitadas. Por isso, ela é frequentemente utilizada como sede de campeonatos de surf. No entanto, caso você encontre um cantinho ideal, onde o mar é mais raso, o que não será difícil, você poderá se divertir muito com suas ondas não muito fortes. Em seguida, conheça as Dunas da Joaquina, onde, além de apreciar uma bela paisagem, você poderá alugar equipamentos para praticar sandboard ou, caso esteja sem coragem, esquibunda.

Quando estiver cansado de tanta areia, passeie pela Avenida das Rendeiras, à beira do Lagoa da Conceição. Se ainda tiver disposição, você poderá alugar uma prancha de stand up paddle e se divertir nas águas calmas da lagoa. Por fim, almoce um delicioso prato de frutos do mar em um dos muitos restaurantes da localidade. O Barba Negra serve um delicioso polvo à lagareiro.

Se tiver tempo, assista ao pôr do sol no Mirante do Morro da Lagoa.

4º dia: Passeio de caiaque e Costa da Lagoa.

Paisagem do restaurante Cabral, na Costa da Lagoa, Florianópolis.
Paisagem do restaurante Cabral, na Costa da Lagoa, Florianópolis.

No último dia, caso esteja disposto a abrir mão da praia, uma ótima alternativa é fazer uma trilha aquática pelas partes menos frequentadas da Lagoa da Conceição. A agência Adrenailha oferece esse e outros passeios de aventura pela ilha. Antes ou depois do programa, aproveite para conhecer o Parque Estadual do Rio Vermelho, que faz um importante trabalho de preservação da fauna e da flora da região.

No entanto, se o seu lance é mesmo praia, visite a Praia dos Ingleses, no norte da ilha. Bastante frequentada, é ideal para quem quer se divertir, seja nas suas águas equilibradamente agitadas, seja em alguns dos seus inúmeros barzinhos à beira mar.

Em seguida, faça um passeio de barco para a Costa da Lagoa e almoce em algum restaurante da região, isolada do resto da ilha, uma vez que só é possível acessá-la por barcos ou trilhas. Nós recomendamos o restaurante Cabral, na parada 19, que possui um clima sofisticado, pratos de ótima qualidade e uma paisagem maravilhosa. Não há forma melhor de se despedir de Floripa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Quem Somos

Sou carioca, economista, auditor e, acima de tudo, um apaixonado por viagens. Amo viajar e também sonhar com as próximas viagens, criar roteiros, pesquisar novos destinos, ler muito e descobrir mais sobre cada canto do planeta. Já percorri mais de 350 cidades em 43 diferentes países. Porém, muito mais importante que o número de países que visitamos, são as experiências de vida que recolhemos ao longo da viagem. E foi por isso que resolvi criar esse espaço! Entre, fique à vontade, e deixe sua mensagem ou comentário!