26 de Maio 2022

Senado aprova o retorno do despacho gratuito de bagagens. E agora?

por

Bagagens na esteira

O Senado aprovou nesta terça feira o retorno da franquia gratuita de bagagens em voos comerciais. A matéria agora passará por nova votação na Câmara dos Deputados e, se for aprovada por lá, segue para a sanção presidencial. A nova regra permitirá o despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais.

Essa é uma boa notícia para aqueles que costumam despachar bagagem nos voos e pode gerar uma economia considerável se pensarmos nos altos valores que cobrados pelas companhias aéreas para despacho de malas. Mas será que essa gratuidade pode fazer com que os preços dos voos, já bastante salgados, aumentem ainda mais? Será que as cias aéreas repassarão esses custos para o preço das passagens?

Por enquanto, é difícil de cravar uma resposta. Os preços dos voos já estão em patamares elevados nesse período de retomada pós pandemia. Em parte, devido aos elevados custos com combustíveis e com o real desvalorizado afetando as despesas das companhias aéreas. E muito também devido à retomada da demanda por assentos que não foi acompanhada por uma maior oferta de voos por parte das companhias, o que acabou gerando um desequilíbrio entre oferta e demanda.

Podemos afirmar que a gratuidade do despacho de bagagem aumentará o custo das companhias. Mas não é certo que estas conseguirão repassar os custos nesse cenário de crise econômica e de preços já bastante elevados. Só o tempo dirá como irão se comportar os preços daqui para frente. Mas vale lembrar que a retirada da gratuidade do despacho de bagagem, em 2016, não resultou em redução significativa dos preços. Como será dessa vez? Aproveite e deixe sua opinião aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Quem Somos

Sou carioca, economista, auditor e, acima de tudo, um apaixonado por viagens. Amo viajar e também sonhar com as próximas viagens, criar roteiros, pesquisar novos destinos, ler muito e descobrir mais sobre cada canto do planeta. Já percorri mais de 350 cidades em 43 diferentes países. Porém, muito mais importante que o número de países que visitamos, são as experiências de vida que recolhemos ao longo da viagem. E foi por isso que resolvi criar esse espaço! Entre, fique à vontade, e deixe sua mensagem ou comentário!