3 de Outubro 2019

8 lugares para visitar na Argentina (além de Buenos Aires)

por

Lugares para conhecer na Argentina

Buenos Aires é uma cidade cosmopolita e cheia de cultura, que sem dúvida vale a pena conhecer. Contudo, a Argentina é muito mais do que sua capital. Nosso vizinho portenho é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, com uma história que data do período paleolítico. Portanto, ele merece não uma, mas várias visitas! Por isso, nós do Cruzando Fronteiras elaboramos uma lista de sugestões com 8 lugares para visitar na Argentina (além de Buenos Aires). Confira!

1 – Glaciar Perito Moreno.

Glaciar Perito Moreno, um dos 8 lugares para visitar na Argentina.
Glaciar Perito Moreno

Um glaciar é uma imensa massa de gelo formada por sucessivas camadas de neve compactadas e recristalizadas. Na América Latina, existem alguns glaciares, todos conectados à Cordilheira dos Andes, mas nenhum tão famoso quanto o Perito Moreno. A fama desse glaciar argentino vem de dois fatores específicos. Primeiro, ele é um dos glaciares mais dinâmicos do planeta, avançando 2 metros a cada hora, o que provoca rompimentos constantes. Além disso, é também um dos mais acessíveis, especialmente para nós, brasileiros, que moramos no mesmo continente. Com seus 5 quilômetros de largura e sessenta metros de altura, é realmente um dos espetáculos mais impressionantes do planeta!

2 – Província de Salta e Jujuy.

Parque Nacional Los Cardones, Argentina.
Parque Nacional Los Cardones

Admirar a arquitetura colonial de Salta, la linda. Experimentar um delicioso vinho de altitude em Cafayate. Aventurar-se por um trecho da mítica Rota 40. Tirar self com um gigantesco cacto selvagem no Parque Nacional Los Cardones. Surpreender-se com a paisagem colorida da Quebrada de Humahuaca. Conhecer um pouco mais da cultura indígena nas cidades de Purmamarca. Tudo isso e muito mais você vai poder vivenciar nas províncias de Salta e Jujuy, no noroeste da Argentina, região que vem atraindo cada vez mais visitantes.

3 – Bariloche.

Lago Nahuel Huapí, Argentina.
Lago Nahuel Huapi

Localizada na costa do lago Nahuel Huapi, no meio do parque nacional de mesmo nome, Bariloche oferece a seus visitantes uma linda paisagem. A natureza que a envolve, no entanto, disponibiliza aos visitantes não apenas um cenário ideal, mas também um grande conjunto de atividades, tanto no verão quanto no inverno. Tudo isso, somado a fama de seu chocolate, de seu vinho e, mais recentemente, de sua cerveja, faz dela um dos principais destinos da Argentina.

4 – Mendoza e região.

Vinhedo na região de Mendoza, Argentina.
Vinhedo na região de Mendoza

A cidade de Mendoza é sinônimo de vinho. Afinal, é nela que os viajantes costumam se hospedar quando vão visitar algumas das mais de 2.100 vinícolas da região, cujos produtos são apreciados em diversos cantos do mundo. Não à toa, a cidade recebe uma média de 800 mil turistas por ano. Entre uma taça de vinho e outra, você poderá visitar também o Cerro Aconcágua, a montanha mais alta fora da Ásia, com 6.961 metros de altitude, que será o fascinante cenário de sua viagem.

5 – Cataratas do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu,  um dos 8 lugares para visitar na Argentina..
As Cataratas do Iguaçu vista do lado argentino.

As Cataratas do Iguaçu é um conjunto de cerca de 275 quedas-d’água, localizada no rio Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina. A principal delas é a Garganta del Diablo, uma impressionante queda de 80 metros de altura, que pode ser apreciada nos dois lados da fronteira. Apesar de ambos os lados merecerem uma visita, o Parque Nacional Iguazú, no lado argentino, tem a peculiaridade de trazer uma arquitetura mais moderna, integrada à natureza, promovendo uma experiência mais intimista. O parque, no entanto, é muito grande e oferece várias atividades e trilhas, onde você poderá apreciar a diversidade da fauna e da flora local.

6 – Ushuaia.

Ushuaia,  um dos 8 lugares para visitar na Argentina..
Farol Les Eclaireurs

Ushuaia é uma cidade na Argentina que fica no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, conhecido como o fim do mundo. A cidade em si é pequena, com aproximadamente 50 mil habitantes, mas a região onde a Cordilheira dos Andes desemboca no oceano é destino de muitos aventureiros, que vêm para esquiar, navegar pelo Canal Beagle, explorar o Parque Nacional Tierra del Fuego, conhecer o Glaciar Martial etc.

7 – Península Valdez.

Península Valdez, Argentina.
A península é um santuário da vida marinha

Uma península é um pedaço de terra cercado de água por quase todos os lados, com exceção daquele que a mantém conectada ao continente. A Península Valdez, por sua vez, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um santuário ecológico com mais de 1.500 espécies animais. Todo ano quase 100.000 turistas chegam nessa reserva natural com a intenção de se aproximar de suas atrações principais – os pinguins, os leões marinhos, as toninhas, as orcas e as baleias-francas-austrais, as grandes estrelas, que se reproduzem na região entre o mês de junho e o de dezembro.

8 – Córdoba e as Missões Jesuíticas.

Córdoba, Argentina.
Manzana Jesuítica, Patrimônio Mundial da Humanidade.

A cidade argentina de Córdoba, capital da província de mesmo nome, é a segunda maior cidade da Argentina, com mais de 1 milhão de habitantes. Conhecida por sua arquitetura colonial de influência espanhola, a cidade foi protagonista de vários momentos históricos importantes do país, como a Reforma Universitária. No entanto, é o seu passado como centro da Ordem Jesuítica da Igreja Católica que a coloca no circuito turístico do país. Não à toa, a Unesco nomeou o seu centro histórico, que inclui a universidade mais antiga da Argentina, e suas seis Estâncias Jesuíticas, estabelecimentos agropecuários construídos para sustentar as escolas e as universidades da ordem, Patrimônio Mundial da Humanidade.

2 comentários a “8 lugares para visitar na Argentina (além de Buenos Aires)”

  1. Erni Santos Rocha diz:

    Eu adoro viajar pela Argentina, suas paisagens e a cultura do povo Argentino me encanta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Quem Somos

Sou carioca, economista, auditor e, acima de tudo, um apaixonado por viagens. Amo viajar e também sonhar com as próximas viagens, criar roteiros, pesquisar novos destinos, ler muito e descobrir mais sobre cada canto do planeta. Já percorri mais de 350 cidades em 43 diferentes países. Porém, muito mais importante que o número de países que visitamos, são as experiências de vida que recolhemos ao longo da viagem. E foi por isso que resolvi criar esse espaço! Entre, fique à vontade, e deixe sua mensagem ou comentário!