29 de Outubro 2019

5 atrações imperdíveis do Deserto do Atacama

por

Salar do Tara

O Deserto do Atacama é um planalto desértico, de cerca de 1000 km de comprimento, que se estende por todo o norte do Chile. Ao contrário do que afirma a crença popular, não é o deserto mais árido do mundo. Ocupa, no entanto, orgulhosamente, a segunda posição – se desconsiderarmos desertos polares, como o interior da Antártida. Sua aridez, somada a sua elevada altitude média, de quase 4 mil quilômetros, faz com que sua temperatura, no decorrer do dia, e com a mudança das estações do ano, varie entre -25°C e 50°C. Todas essas condições geográficas e climáticas, por sua vez, criaram no local um ambiente inóspito, composto basicamente por terrenos pedregosos, desertos de sal (os populares salares) e areia.

Isso não impediu, contudo, que uma considerável variedade de vida habitasse a região, todas com uma extraordinária capacidade de adaptação. Ao todo, foram contabilizadas, por exemplo, 500 espécies de flora. O número de animais que vivem permanentemente nesse ecossistema, no entanto, é limitado. Os pássaros são o conjunto mais diversificado. Surpreendentemente, um pequeno grupo de répteis e outro, ainda menor, de anfíbios também habitam a região. Até mesmo vicuñas e guanacos são vistos no deserto – as primeiras, no entanto, sempre próximas a um suprimento de água.

Para nós, meros humanos, todo esse cenário parece ter saído de outro planeta. Visitá-lo, no entanto, é fácil! A maneira mais popular de fazê-lo é partindo da cidade de São Pedro do Atacama, uma pequena e charmosa vila chilena, já bastante direcionada ao turismo. Você não terá dificuldades de encontrar transporte para a região e muito menos locais para se hospedar (veja recomendações de hotéis e pousadas no site do Booking.com).

A pequena cidade desértica de São Pedro do Atacama.
A pequena cidade desértica de São Pedro do Atacama.

Nesse artigo, listamos 5 atrações imperdíveis no Deserto do Atacama para ajudá-lo a elaborar o seu roteiro. Existem inúmeras agências de turismo que estão dispostas a levá-lo até elas. Contudo, nós do Cruzando Fronteiras recomendamos que você alugue um carro (que, ao contrário do que dizem as pessoas que conheceram o deserto por meio de excursões, não precisa ser 4×4).

O nosso carro deu conta de todas as aventuras do Deserto do Atacama.

Nós adoramos todas atrações do Deserto do Atacama, e por isso fizemos questão de listá-las para você, mas nada se compara à sensação de liberdade de poder atravessar essas incríveis paisagens desérticas em seu próprio veículo.

Mas quais são essas atrações? Vamos à lista!

1. Gêiseres do Tatio.

Gêiseres do Tatio ao amanhecer.
Gêiseres do Tatio ao amanhecer.

Um gêiser é uma nascente de água termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor pelo ar. Os Geiseres do Tatio, por sua vez, são o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e o maior da América Latina. Para visitá-lo, se possível, saia de onde estiver hospedado antes do nascer do sol. Após uma pequena aventura, você poderá aproveitar esse raro e impressionante fenômeno com tranquilidade e silêncio.

2 – Vale da Lua.

Vale da Lua
Uma das belas paisagens do Vale da Lua.

O Vale da Lua é uma região do Deserto do Atacama que possui variadas formações de rocha e de areia, modeladas durante milênios pela ação do vento e da água. A união dessas formações resulta em paisagens maravilhosas, que lembram um pouco o cenário lunar. Em 1982, o Vale de la Luna, como é conhecido pelos chilenos, foi declarado santuário de natureza pelo governo do Chile e, hoje, faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos.

Infelizmente, uma de suas atrações, a Caverna de Sal, tem algumas partes bastante estreitas, que oferecem um desafio considerável, não sendo, portanto, adequada para pessoas com dificuldade de locomoção ou acima do peso.

3 – Salar do Atacama.

Salar do Atacama
Algumas das atrações do Deserto do Atacama parecem saídas de outro planeta.

O Salar do Atacama é o maior deserto de sal do Chile e o terceiro maior do mundo, com cerca de 3 mil quilômetros quadrados. Sua paisagem é dominada por vários vulcões, inclusive o Láscar, o mais ativo do Chile! Uma vez lá, é possível apreciar também um pouco da fauna local, que inclui uma grande quantidade de flamingos, além de outros tipos de aves – como nandus-de-darwin, gansos e patos.

4 – Lagoas Miscanti e Miñiques.

A lagoa Miscanti.
A lagoa Miscanti.

A lagoa Miscanti, e sua vizinha Miñiques, conhecidas turisticamente como Lagunas Altiplânicas, são duas lagoas chilenas de bela cor azulada, localizadas a mais de 4 mil metros de altura. Constituídas de água salobra, antigamente formavam um só corpo d’água, mas lavas provenientes das erupções do vulcão Miñiques, que adorna a paisagem, produziram a estreita faixa de terra que hoje separa as duas atrações.

Convém ressaltar que foi nessa região que sentimos mais fortemente os afeitos de altitude. Mas, não se preocupe! Para nós, pelo menos, foi apenas mais uma nova experiência que guardamos na memória.

5 – Piedras Rojas.

Piedra Roja.
Paisagem espetacular de Piedras Rojas.

A atração turística Piedras Rojas está localizada no salar de Águas Calientes – que, por sua vez, está incluso em outro deserto de sal, o salar de Talar. Sua principal peculiaridade são suas pedras de coloração avermelhada, consequência da grande concentração de ferro oxidado em sua estrutura. Ao lado dessa formação rochosa, uma lagoa de águas azuis forma um espelho d’água, refletindo a paisagem e criando um ambiente único, que você não irá se arrepender de ter visitado, apesar de sua localização um pouco mais afastada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Quem Somos

Sou carioca, economista, auditor e, acima de tudo, um apaixonado por viagens. Amo viajar e também sonhar com as próximas viagens, criar roteiros, pesquisar novos destinos, ler muito e descobrir mais sobre cada canto do planeta. Já percorri mais de 350 cidades em 43 diferentes países. Porém, muito mais importante que o número de países que visitamos, são as experiências de vida que recolhemos ao longo da viagem. E foi por isso que resolvi criar esse espaço! Entre, fique à vontade, e deixe sua mensagem ou comentário!