17 de Setembro 2019

Viagem de trem pela Índia: um guia completo

por

Uma viagem de trem pela Índia é uma experiência única. E percorrer esses trilhos sempre foi um dos meus maiores sonhos como viajante, desde os tempos de adolescência, quando lia os livros de Paul Theroux e imaginava se um dia chegaria a minha vez de viver essa aventura.

Mas a Índia é a Índia. E, para viver essa experiência com um mínimo de conforto, é preciso uma boa dose de paciência e muito planejamento. Não pense em chegar ao país sem planos fixos e tentar resolver tudo quando já estiver por lá. O resultado será muita frustração e perda de tempo.

Além do mais, após ter definido seu roteiro pelo país, é fundamental comprar os bilhetes antes de partir para a sua viagem. Escolha com atenção quais trens você deseja usar e veja quais classes estão disponíveis em cada um delas, já que a diferença de conforto e segurança entre as classes pode ser muito grande.

E, quando chegar às estações, esteja preparado para o que você irá testemunhar: a maioria das estações são lotadas e é muito comum que famílias inteiras morem nas plataformas, usando os trilhos como banheiro improvisado. A higiene é precária e o cheiro do local é algo indescritível. Observe com atenção os trilhos e você verá dezenas de ratos caminhando por entre os lixo e as fezes, que se misturam. Mas isso não impede que muitas pessoas continuem caminhando descalças pelos trilhos, mesmo com o trem se aproximando.

Os passageiros mais abastados, aguardando o vagão da primeira classe, normalmente fingem não ver a cena ao redor, mas sutilmente cobrem o nariz com as suas vestes. Confesso que fiz o mesmo, para suportar o forte odor, enquanto esperava a composição.

Esperando trem na Índia.
Esperando o trem na estação de Jaipur. Ah, se essa foto tivesse cheiro!

Qual classe escolher?

Os trens indianos possuem oito tipos de classes diferentes, que variam bastante em termos que conforto, privacidade e segurança. Não todas, porém, estão disponíveis em todos os trens.

As classes com ar-condicionado (AC) são mais limpas, seguras e possuem tomadas para carregar celulares, computadores, etc. Sempre que possível, opte por uma classe AC. As classes AC com cama incluem também um jogo de lençol e travesseiro, que são distribuídos para a viagem.

First AC (AC1): essa é a mais confortável e a mais cara. As cabines nessa categoria podem ser trancadas com porta e algumas possuem lavatórios. Normalmente, você viajará com outros turistas ou com indianos mais ricos, já que um lugar na AC1 custa o dobro do preço de um na AC2 (e quase o mesmo valor de uma passagem de avião). Essa classe não está disponível em todos os trens e os tickets acabam com muita facilidade.

Second AC (AC2): as cabines nessa categoria possuem quatro camas de um lado (duas superiores e duas inferiores) e duas camas laterais (uma superior e uma inferior), que podem ser fechadas com uma cortina (ao contrário da AC1, que possui uma porta, o que garante mais segurança e privacidade). Em média, um lugar na AC2 custa a metade do preço da AC1 e esta categoria está disponível na maioria dos trens de longa distância. É uma ótima opção para uma viagem mais tranquila e barata.

Third AC (AC3): a principal diferença nessa categoria é que agora são três camas em casa lado do vagão (uma inferior, uma no meio e uma superior), o que faz com que o vagão fique um pouco mais cheio e haja menos privacidade. Como nas outras categorias acima, há distribuição de lençóis e travesseiros e o vagão possui ar-condicionado. É uma opção com menos conforto, mas com uma boa relação custo-benefício.

Sleeper Class: essa é a classe mais popular e a mais comum. Lá, você deve encontrar desde mochileiros até famílias indianas. Em alguns trens, mais de 10 vagões são destinados à essa classe. A disposição das camas é como na AC3. Porém, não há ar-condicionado, lençóis nem travesseiros. A janela é aberta e não há cortinas que isolem as cabines. Essa classe é, em geral, muito suja e superlotada. Os lugares marcados muitas vezes não são respeitados e provavelmente você será abordado por muitos pedintes e vendedores.

Convém ressaltar que essas são as principais categorias nos trens de longa distância, que possuem cama. Existem outras categorias, com ou sem ar-condicionado, que possuem apenas cadeiras, para trajetos de curta duração (veja a foto abaixo, de um assento na classe AC Chair, por exemplo). Eu tive experiências nas três categorias AC e todas possuem um certo grau de conforto, mas a limpeza pode variar muito de trem para trem. A minha recomendação é pela 2AC, quando disponível. Se não for possível, recomendo a 1AC e a 3AC, nessa ordem. Não recomendo viajar pela Sleeper Class. Mas, se você quiser mesmo economizar, pode encarar! Mas vá preparado!

Viagem de trem pela Índia.
Viajando na classe AC Chair Class – um ar condicionado faz muita diferença!

Outras informações sobre os trens.

Falando na limpeza dos trens, não espere muito. Os banheiros estavam em condições péssimas. São banheiro orientais, sem privada e com um buraco no chão (e uma torneira e um balde ao lado, para as pessoas se limparem). Por algum motivo, os passageiros preferiam fazer suas necessidades pelo chão, errando o buraco. Água vinda do ar-condicionado pingava do teto incessantemente, e inundava o todo o local. O resultado você pode imaginar. Ah, uma dica muito importante: leve o seu próprio papel higiênico!

Em relação à segurança, é importante tomar cuidado com seus pertences, principalmente nas classes mais baratas e nas viagens noturnas. Tente deixar sua mala ou mochila bem próximo ao seu corpo e, se possível, amarre sua bagagem à cama (leve uma corrente e um cadeado na sua viagem). Carteiras, passaporte e outros bens mais valiosos devem ficar juntos a você o tempo todo.

Esteja preparado também para atrasos. Em viagens longas, é possível que o trem chegue ao destino final algumas horas após o previsto. Isso é relativamente comum, então não faça planos muito apertados nesses dias.

Ao chegar à estação, você será abordado de forma abrupta por diversas pessoas. Elas irão oferecer táxis, vender passeios e hospedagens, ou apenas pedir dinheiro. Vi muitos turistas serem completamente cercados ao desembarcarem. É um momento delicado, que requer calma e também planejamento. Pesquise a localização dos pontos de táxi pré-pagos de cada estação e dirija-se imediatamente a este locais, sem dar atenção às demais pessoas ao seu redor. Ou então, o que recomendo, acerte com o seu hotel para que alguém esteja lá para recebê-lo e levá-lo a sua hospedagem. Normalmente esse serviço custa apenas alguns dólares e será um dinheiro muito bem gasto.

Exemplo de trem na Índia.

Como comprar o bilhete pela internet.

As reservas das passagens de trem se iniciam com 120 dias de antecedência e é nesse momento que você deve começar a procurar os melhores trens, horários, classes, etc. E, assim que decidir qual é a melhor opção, você deve efetuar a reserva. Não espere até a última hora e muito menos aguarde até chega à Índia. Os melhores trens e as melhores classes se esgotam com muita antecedência, e a chance de você conseguir comprar um bilhete em cima da hora é muito baixa.

Atualmente, a reserva pode ser feita toda pela internet, o que ajuda muito o viajante. Até o ano passado, o processo envolvia até enviar um e-mail para a companhia estatal que controla os trens indianos! Era muita burocracia e muito tempo perdido! E não havia qualquer garantia de que fosse dar certo no final das contas…

O viajante tem agora duas opções para fazer a compra dos bilhetes: diretamente no site da companhia indiana de trens, a IRCTC (que desde o ano passado já aceita cartões emitidos no exterior e não requer mais um telefone indiano para concluir o cadastro) ou então através do 12go.asia (um site que já funcionava há alguns anos vendendo passagens de trem na Tailândia e no Sudeste Asiático e que agora opera também na Índia).

Como comprar no 12go.asia (recomendado).

Esse site funciona como uma das muitas agências de viagem espalhadas pelo país que vendem bilhetes de trem indianos. Assim como no caso dessas agências, o objetivo do 12go.asia é permitir que você compre sua passagem sem ter que criar uma conta junto à IRCTC. Isso evita muita burocracia e trabalho por parte do viajante (apesar de que, atualmente, criar um cadastro junto à IRCTC não é mais tão confusão como há alguns anos atrás).

O processo de compra nesse site é muito simples e igual a dezenas de sites mundo a fora. Apenas preencha a sua origem, o destino e a data da viagem. O site te informará as opções de trem, assim como alternativas de voo ou ônibus, para que você compare. Escolha o trem e a classe de preferência e pronto! Agora, é só inserir as suas informações pessoais e os seus dados de pagamento. Tudo mundo fácil e rápido.

Uma das vantagens desse site é que você pode informar se você aceita uma certa flexibilidade de classe ou mesmo de data. Assim, caso o trem e a classe que você escolheu já estejam esgotados, o 12go.asia vai procurar assentos em classes mais baixas ou mesmo em outro dia.

O site cobra uma taxa pelo seu serviço, mas o valor não é alto: para um bilhete na classe 1AC, a taxa é inferior a dois dólares! Então, acredito que valha a pena pela praticidade!

Após concluir a compra, o site te envia um e-mail de confirmação e vai ao site da IRCTC fazer a compra do bilhete em seu nome. Você receberá o bilhete por e-mail. Aí é só imprimir e levar consigo na viagem.

Criando um cadastro no site da IRCTC e comprando pela Cleartrip.

Caso você não queira comprar seu bilhete pelo site que recomendei acima, a alternativa é criar um cadastro no site da IRCTC e comprá-lo pelo site da Cleartrip. Essa é uma alternativa um pouco mais confusa, porque o site da companhia de trens é lento e muitas vezes o processo não funciona como deveria – apesar de estar muito melhor do que alguns anos atrás.

Até o ano passado essa era a única opção para qualquer viajante estrangeiro. E exigia ainda o envio de um e-mail para a companhia, solicitando a aprovação do cadastro sem um número de telefone indiano. Atualmente, a maioria dos viajantes opta por comprar diretamente na 12go.asia. Mas alguns ainda utilizam o método anterior. Então, vou passar um breve passo a passo de como fazer para comprar dessa maneira.

O primeiro passo é ir ao site da Cleartrip e criar uma conta.

Depois, crie uma conta na IRCTC, para não residentes, através desse link.

Você precisará inserir um e-mail válido e o seu número de telefone (pode ser um número brasileiro). Caso você não tenha um número de telefone indiano (o que eu imagino que seja o caso), você terá que pagar uma taxa de 100 rúpias para a validação de sua conta, que poderá ser paga com um cartão de crédito internacional.

Você receberá um código em seu telefone, que será necessário para concluir o processo de cadastro.

Depois de criar seu cadastro, fazer o seu login e pagar a taxa de 100 rúpias, você já estará cadastrado junto à IRCTC. Agora, você precisa linkar sua conta na IRCTC com sua nova conta no site Cleartrip  (que você criou no primeiro passo).

A Cleartrip possui um site de fácil navegação e um app para celular que também é muito bom. Nesse app você consegue procurar opções de trem e fazer suas reservas de forma bastante fácil e prática. Esse foi o site que utilizei durante a minha viagem e consegui comprar todos os bilhetes antecipadamente, sem nenhum problema.

Então, já está pronto para sua aventura indiana? Escreva para a gente e conte como foi ou como está sendo a sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Quem Somos

Sou carioca, economista, auditor e, acima de tudo, um apaixonado por viagens. Amo viajar e também sonhar com as próximas viagens, criar roteiros, pesquisar novos destinos, ler muito e descobrir mais sobre cada canto do planeta. Já percorri mais de 350 cidades em 43 diferentes países. Porém, muito mais importante que o número de países que visitamos, são as experiências de vida que recolhemos ao longo da viagem. E foi por isso que resolvi criar esse espaço! Entre, fique à vontade, e deixe sua mensagem ou comentário!