30 de Setembro 2019

A biblioteca mais antiga do mundo fica em Fez

por

Biblioteca de Al Quaraouiyine

Fez é a segunda maior cidade do Marrocos. Repleta de cultura e história, é considerada por muitos a capital cultural do país. Uma de suas personalidades mais ilustres foi, por sua vez, Fatima al-Fihri. Filha de um abastado comerciante, falecido precocemente, ela ganhou essa fama por ter optado por usar toda sua herança em benefícios de sua comunidade, mandando construir, no ano de 859, a mesquita de Al Quaraouiyine, além de uma madraça adjacente.

Muralhas da Medina de Fez, no Marrocos.
Muralhas da Medina de Fez, no Marrocos.

Uma madraça é uma instituição de ensino típica da cultura muçulmana, centrada no estudo da religião. A madraça de Al Quaraouiyine, no entanto, logo se tornou um centro fomentador de um saber global, de onde saíram importantes contribuições para a filosofia, a matemática, a engenharia, a arquitetura, dentre outras áreas do conhecimento, que só muito mais tarde iriam se tornar conhecidas na Europa. O Papa Silvestre II, por exemplo, responsável por introduzir os numerais árabes na Europa, teria passado um tempo, durante o século X, estudando na universidade.

Mesquita de Al Quaraouiyine.
Mesquita de Al Quaraouiyine, Fez, Marrocos.

Como parte desse complexo, havia também uma biblioteca, que, tendo sobrevivido ao tempo, é considerada hoje, pela UNESCO e pelo Guiness World Record, a mais antiga biblioteca do mundo ainda em atividade. Ampliada no decorrer dos séculos, possui milhares de livros e manuscritos, muitos deles raros, como um Alcorão do século IX e um manuscrito do filósofo Averroes.

A mais antiga biblioteca do mundo.
Biblioteca de Al Quaraouiyine, a mais antiga do mundo.

A biblioteca era, até alguns anos atrás, fechada ao público, sendo reservada a alguns acadêmicos e estudantes privilegiados. No entanto, passou recentemente por uma restauração e agora pode ser visitada por turistas e viajantes. Com mais de 1.200 anos, e 4 mil livros, é uma atração obrigatória para quem visita a cidade de Fez pela primeira vez, não apenas devido ao primor artístico com que foi construída, mas também por sua fenomenal história.

* Inspirado em um artigo do The Culture Trip.

Tags: , , .

Categorias: Destinos.

2 comentários a “A biblioteca mais antiga do mundo fica em Fez”

  1. Jeanete pontes diz:

    Maravilhosa espetacular e um milagre da sabedoria oriental. Gostaria imensamente de conhecer esta Biblioteca de Fez. Sou bibliotecária memorialista e apaixonada por minha profissão. Shucran

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Quem Somos

Sou carioca, economista, auditor e, acima de tudo, um apaixonado por viagens. Amo viajar e também sonhar com as próximas viagens, criar roteiros, pesquisar novos destinos, ler muito e descobrir mais sobre cada canto do planeta. Já percorri mais de 350 cidades em 43 diferentes países. Porém, muito mais importante que o número de países que visitamos, são as experiências de vida que recolhemos ao longo da viagem. E foi por isso que resolvi criar esse espaço! Entre, fique à vontade, e deixe sua mensagem ou comentário!